Nada a dizer é a história de um adultério, narrada do ponto de vista da mulher traída
No entanto, muito mais do que o inventário de perdas e danos em que costuma consistir esse tipo de relato, o que se encontra nestas páginas é uma investigaçao minuciosa das motivaçoes de cada um dos envolvidos, bem como uma discussao indireta das possibilidades de entendimento amoroso no mundo urbano contemporâneo.temas como lealdade, autoconhecimento e convivência afloram das evoluçoes do triângulo formado por paulo, sua amante n
E a narradora, cujo nome nao é revelado
Um fugaz triângulo, em que um casal de alternativos de meia-idade, experimentados nas revoluçoes políticas e comportamentais dos anos 1960, é abalado pela entrada em cena de uma amante vinte anos mais jovem e com um perfil que tanto um quanto o outro nao hesitariam em chamar de "burguês" em suas juventudes.uma das argúcias da autora é mimetizar a prosa confessional de autoexposiçao, tao em voga nos nossos dias, mas com o deslocamento e condensaçao de uma obra de ficçao
Com um humor cruel e uma lucidez nao prejudicada pelo natural rancor, a narradora revisita obsessivamente os acontecimentos, buscando entre eles as raízes de seu autoengano, num exercício quase masoquista - mas necessário - de descoberta e revelaçao
É sua unica via possível de recuperaçao.a instabilidade marca a trajetória dos personagens
No início do relato, o casal de protagonistas acaba de se mudar para sao paulo
As caixas e malas espalhadas aleatoriamente pela casa sao o signo de uma aceitaçao consciente de ritos de passagem
Nao por acaso, grande parte dos acontecimentos narrados ocorre em trânsito - na rua, em aeroportos, cafés, hotéis de alta rotatividade - e as conversas cruciais se dao no espaço fluido dos e-mails, chats on-line e mensagens de celular
A história que a narradora afinal consegue desenhar é volátil e inapreensível como a própria vida.