O amor acaba na literatura de paulo mendes campos, a prosa encontra a poesia em sua busca frenética pelo instante precioso, pela frase iluminadora e pela cena que define o seu supremo amor pela vida - e seu odio ao tédio
O mineiro de belo horizonte radicado no rio de janeiro nao economiza em seu louvor à beleza e em seu ataque à chatice, ao lugar-comum, ao conservadorismo paralisante
Como diz em "anatomia do tédio": "este talvez seja em nossos dias a poluiçao do espírito, a poluiçao global
Nessa cultura estercada é que a torpeza espiritual do homem produz a flor plástica do tédio, embora seja imperativo de verdade reconhecer que suas floraçoes mais visíveis e típicas nao ocorram nas favelas e vilas operárias; nos balcoes mais altos da sociedade é que vamos encontrar o que um rico poeta americano chamou o enfado celestial dos apartamentos"
Usando a técnica enumerativa - em que o sujeito x é coalhado de adjetivos y -, em "da arte de ser infeliz" pmc estabelece o primado do homem medíocre: "sua psicologia: todo homem tem seu preço
Sua economia: poupar os tostoes
Sociologia: o povo nao sabe o que quer
Filosofia: o seguro morreu de velho
O homem perfeitamente infeliz ama os seus de um amor incômodo ou francamente insuportável", ensina
Mas nem tudo, ou melhor, quase nada é rancor nesta escrita ligeira, clara e sem nada de solene
Contraditoriamente ao título, em o amor acaba paulo mendes campos demonstra como o lirismo pode começar em qualquer lugar - basta ter olhos para ver a beleza em um bar, em um decote, em um andar, na forma como se desperta em um domingo
Como observa o professor da usp ivan marques no posfácio à ediçao de o amor acaba, "paulo mendes campos ajudou a alargar os limites do gênero
Para ele, de fato, crônica podia ser tudo: tanto as digressoes líricas e cômicas como as páginas de reflexao dedicadas à condiçao humana, às novidades do mundo moderno, às descobertas científicas e antropológicas etc
Leitor cultíssimo e atualizado, o cronista-ensaísta tem alma de pesquisador, vocaçao para inventar teorias e disposiçao para pensar sobre tudo [...]".