Sobre o pano de fundo da discussao das teorias raciais que infestaram os meios intelectuais brasileiros no começo do século xx, o escritor compoe uma história viva da cultura popular baiana e discute a reconstruçao deturpada do passado pelos detentores do poder político, intelectual e econômico
Na tenda dos milagres, na ladeira do tabuao, em salvador, onde o amigo lídio corró mantém uma modesta tipografia e pinta quadros de milagres de santos, o mulato pedro archanjo atua como uma espécie de intelectual orgânico do povo afrodescendente da bahia
Autodidata, seus estudos sobre a herança cultural africana e sua defesa entusiástica da miscigenaçao abalam a ortodoxia acadêmica e causam indignaçao entre a elite branca e racista
A história é contada retrospectivamente, em dois tempos
Em 1968, a passagem por salvador de um célebre etnólogo americano admirador de archanjo desencadeia um revival de sua vida e obra
Para a comemoraçao do centenário de nascimento do herói redescoberto, arma-se todo um circo midiático
Contrapondo-se a essa apropriaçao política da imagem de archanjo, sua trajetória é narrada paralelamente como foi preservada na memória do povo: os amores, as polêmicas com os luminares da universidade, os confrontos com a polícia
Ao contar a história desse herói complexo, também conhecido como "ojuobá, os olhos de xangô", jorge amado traça um painel da cultura negra baiana e de sua resistência contra a repressao violenta a que foi submetida nas primeiras décadas do século xx, resgatando e exaltando manifestaçoes como o candomblé, a capoeira, os afoxés e o samba de roda
Escrito em 1969, com a verve e a sensualidade habituais do escritor,tenda dos milagres atesta seu amor à cultura afro-brasileira e seu humanismo radicalmente libertário
O livro foi adaptado com sucesso para o cinema, por nelson pereira dos santos, e para a televisao, como minissérie da rede globo
Além do posfácio do historiador joao josé reis, a nova ediçao traz ainda cronologia e caderno de imagens com fotografias, ilustraçoes e capas de ediçoes estrangeiras do romance.