Este livro é uma introduçao ao mundo das tendências sob o enfoque sociológico
Com estilo desenvolto e grande interesse na divulgaçao do conhecimento, guillaume erner traz um relato perspicaz e divertido sobre como indivíduos extremamente diferentes entre si se descobrem com as mesmas vontades ao mesmo tempo
Sociologia das tendências explora a história recente desse fenômeno e apresenta os principais enfoques teóricos que se debruçaram sobre a investigaçao das modas
Além disso, examina os mecanismos de propagaçao das tendências ¿ desde a imitaçao até às redes de influência ¿, o papel do indivíduo nessas convergências do gosto coletivo e, por fim, as questoes centrais que afetam a previsao e o uso das tendências, como a propagaçao dirigida, o papel das agências de estilo ou o espaço reservado à criatividade.trata-se, portanto, de uma introduçao amena e acessível ao tema, cheia de anedotas e exemplos, especialmente dirigida a todos os profissionais ou estudantes que, de uma maneira ou de outra, estao ligados à criaçao, à difusao e ao consumo: desenhistas, diretores de arte, estilistas, coolhunters, publicitários, diretores de marketing, jornalistas, críticos, analistas, sociólogos¿ um público amplo, que aqui encontrará muitas das respostas que procuram para explicar esse fenômeno coletivo tao vasto e tao pouco estudado.guillaume erner (paris, 1968) é pesquisador associado do laboratório gemas (groupe d¿étude des méthodes de l¿analyse sociologique) da université paris iv, sorbonne e professor de sociologia no institut d¿études politiques (sciences-po paris) e no institut catholique de paris
Especialista em sociologia do consumo, da moda e das tendências, também é autor de vítimas da moda? e la société des victimes.imagens meramente ilustrativas.