Dostoiévski criou a expressao "casa dos mortos" para designar o sistema prisional brutal e desumano a que eram submetidos os exilados na sibéria, onde ele mesmo ficou preso
Neste livro fundamental, daniel beer narra a história de um experimento social fracassado, mas que influenciou de maneira decisiva as forças políticas do mundo moderno.em a casa dos mortos, o historiador daniel beer demonstra como o exílio siberiano havia sido pensado nao só como repositório de criminosos comuns e dissidentes políticos, mas também como um projeto de colonizaçao de vastos territórios
Na prática, foi enviado ao interior da regiao um exército de miseráveis e vagabundos irrecuperáveis, que sobreviviam mendigando e roubando dos verdadeiros colonizadores, os camponeses siberianos.entre os degredados havia também geraçoes de revolucionários de grandes e pequenas cidades da rússia europeia e da polônia
A sibéria se tornou um gigantesco laboratório da revoluçao, e o exílio, um rito de passagem para homens e mulheres que um dia governariam a rússia
As biografias e os escritos de uns poucos luminares dominam a memória histórica do exílio siberiano antes da revoluçao russa
Alguns deles, como fiódor dostoiévski e vladímir lênin, passaram pelo desterro; outros, como anton tchékhov e liev tolstói, produziram retratos expressivos da vida dos condenados na sibéria em reportagens e textos ficcionais.para cada radical banido, milhares de criminosos comuns e suas famílias foram expulsos para o esquecimento na sibéria
Sua sorte só sobrevive em relatórios policiais, petiçoes, atas de julgamentos e correspondência oficial que foram compilados e retidos pelo estado policial cada vez mais desenvolvido e sofisticado
Por meio desses documentos, daniel beer resgata as experiências de revolucionários e criminosos comuns na sibéria, desde a coroaçao de alexandre i, em 1801, à abdicaçao de nicolau ii, em 1917
"uma obra-prima [.] a origem de muitas das patologias da rússia moderna pode ser atribuída ao grande experimento tsarista [do exílio siberiano] - suas tensoes, seus traumas e seu abjeto fracasso." - the economist"beer garimpou uma quantidade impressionante de material [.] desse poderoso manancial emerge uma história com riqueza de detalhes que dá vida e clareza ao terror comumente associado ao nome `sibéria'." - the new york times book review