Como reportar as vaias recebidas pela presidente da república num evento público? como anunciar dias de total escassez de agua no estado de sao paulo sem comprometer o governo? até que ponto a comunicaçao pública pode ser considerada realmente pública no brasil? eugênio bucci investiga e analisa neste livro as fronteiras da "supermáquina da comunicaçao oficial", trazendo à tona uma realidade escandalosa e ainda pouco discutida, relativa aos interesses privados e às táticas de informaçao nas diferentes esferas do poder público
A ideia é desmontar uma "usina de propaganda ideológica" e autopromoçao, que precisa ser revista
O jornalista, professor da escola de comunicaçoes e artes da universidade de sao paulo, ex-presidente da radiobrás e membro do conselho da fundaçao padre anchieta, fala com o conhecimento de quem acompanha de perto os movimentos do front
Orçamentos bilionários e manobras para tirar proveito de brechas nas leis estao em jogo numa guerra em que a sociedade paga para ter acesso à informaçao e recebe em troca outro tipo de serviço
Com uma investigaçao minuciosa, bucci questiona os atores envolvidos (máquina pública, mercado privado, partidos políticos, estrategistas) e propoe alternativas com base em experiências de outros países, como a da bbc de londres
Quando as semelhanças entre peças que divulgam açoes governamentais, propaganda eleitoral e publicidade sao tao evidentes, e as polarizaçoes entre governos e imprensa, tao agudas, a comunicaçao pública padece e perde seus contornos
É preciso que narciso se veja e seja visto como realmente é.