Palavras podem matar
Nenhuma outra descoberta poderia ser tao terrível para um escritor em crise
O futuro assume uma face assustadora para sidney orr quando ele volta a escrever, estimulado pelas páginas de um caderno azul comprado na papelaria de um chinês em nova york
Sob o efeito misterioso do caderno e ainda convalescente após uma grave doença, orr tenta retomar a carreira, interrompida cerca de um ano antes
Sua escrita volta a fluir com espontaneidade nas convidativas páginas em branco.aos poucos, porém, ocorre-lhe uma suspeita: as narrativas imaginadas por ele podem conter uma relaçao secreta e inexplicável com o futuro das pessoas que lhe sao mais próximas, como sua esposa e seu melhor amigo
Episódios fortuitos, palavras ditas e ouvidas ao acaso, notícias de jornal - tudo, de uma hora para outra, parece se relacionar com o drama pessoal de orr, a crise de inspiraçao por que passou e a fase difícil que atravessa no casamento.composto na forma de uma história de mistério, noite do oráculo é um dos mais engenhosos livros de paul auster
O autor constrói uma rede de narrativas em que personagens e situaçoes se espelham e se sobrepoem
O leitor se pergunta constantemente se o chao que pisa é ficçao ou realidade, se aquilo que presencia se passa no presente, no passado ou no futuro
O ritmo vertiginoso da escrita é potencializado pelas sucessivas surpresas da história e pelo poder narrativo do autor, que desdobra o romance em muitos romances encadeados
A ultima palavra cabe à imaginaçao: nela soa a voz do oráculo, como se a escrita fosse uma forma de prever e produzir o futuro."auster segue produzindo ousadias literárias" - the new york times book review"um dos mais inventivos autores americanos" - the times literary supplement