A opera é uma das formas de arte mais extraordinárias dos ultimos quatro séculos
Proibitivamente cara e irrealista por essência, representa no entanto as paixoes humanas com inigualáveis poder e drama
O livro de carolyn abbate e roger parker já nasce como clássico: desde o trabalho de joseph kerman, a opera como drama, escrito na década de 1950 e ainda referência incontornável sobre o assunto, talvez o gênero nao tenha recebido um tratamento de escopo tao ambicioso
Se o leitor especializado encontrará neste ensaio análises profundas, o leigo terá um guia que o conduzirá às várias facetas e períodos da opera
Da corte dos médici na florença do século xvi até o presente, passando por monteverdi, händel, mozart, verdi, puccini, berg e britten, os autores traçam análises profundas dos contextos sociais, políticos e literários, das circunstâncias econômicas e das quase constantes polêmicas que acompanharam o desenvolvimento do gênero nos ultimos quatro séculos
Isso sem se descuidar da apreciaçao propriamente estética das operas estudadas e do aspecto central e talvez definidor dessa forma de arte: as tensoes entre palavra e música, personagem e intérprete
Impossível negar que há uma crise na "produçao" contemporânea, além da difícil questao do financiamento (a opera, como negócio do entretenimento ou atividade econômica, nao parece ser autossustentável)
A audiência, no entanto, cresce e a opera permanece criativa e florescente, com encenaçoes originais e intérpretes talvez tecnicamente melhores do que jamais foram
A opera, enfim, vive
"uma leitura essencial para todos aqueles que amam a mais ambiciosa das artes." - daniel snowman, autor de the gilded stage: a social history of opera "especialistas e iniciantes lerao com prazer este trabalho que já nasce clássico." - andrew moravcsik, universidade de princeton